10 de março de 2012

Conhecendo Cuba



Rum, charuto e muito estratégia resume esse excelente jogo que supera seu concorrente Puerto Rico....
caixa do jogo
Jogo: Cuba
Número de jogadores: 4
Tempo médio: 2,5 horas.

Eu já joguei aqui na taberna Puerto Rico e posso comparar...Cuba me surpreendeu. Ele lembra muitas coisas que tem no Puerto Rico mas adiciona muito mais estratégia e um visual mais bonito. Em todas as comparações que fiz esse jogo vence seu concorrente. Quem da Taberna já jogou Puerto Rico e gostou, pode jogar de olhos vendados.....
bonito visual do tabuleiro
Esse jogo não faz parte do acervo da Taberna. Ele foi trazido pelo Ricardo que alugou na Funbox.
Em Cuba ganha quem tiver acumulado mais pontos de vitória no final de 6 rodadas. Os jogadores ganham pontos de vitória por transporte de mercadorias , mas podem também ganhar com as construções e pelo cumprimento da lei.
Jogamos eu, Ricardo, César e Cleber. A maioria jogava esse jogo pela primeira vez.
Eu  no tabuleiro do worker.
Após a explicação das regras começaram as ações. O jogo segue a mecânica em que todos tem as mesma ações e podem escolher uma para realizar.  Gostei bastante dos combos que você pode fazer na fazenda com a movimentação do worker, para mim esse é um dos  diferenciais do jogo.

Parte mais cômica: Cesar olhou errado os recursos e quando foi fazer a construção não tinha o necessário para construir. Por causa dessa falha ele comprou a primeiro coisa que conseguia e foi exatamente a construção que o Ricardo precisava para fechar seu combo de vender água.


Melhor jogadaAcredito que foi o combo do Ricardo colocando na mesma linha de visão do worker 2 builds que davam 3 pontos por rodada.


Tática do vencedor: o Ricardo soube administrar melhor os recursos e posicionar melhor o seu worker. Teve uma estratégia bem definida de combo com victory points da metade para o fim do jogo. Acumulou bastante ponto cumprindo as lei e soube exportar os produtos pelo maior preço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...